O kernel Linux 4.20 diminui a performance de alguns computadores
Sistemas com base neste kernel apresentam uma performance at 30% menor

24/11/2018 00:29
    categoria: Software    publicado por: Bruno Oliveira Notario

O motivo dessa perda de performance é conhecida e atende por Spectre, uma falha que afeta o recurso de predileção dos processadores Intel, AMD, ARM e outras CPUs modernas.

Para melhorar a segurança e evitar o aparecimento de falhas Spectre, a versão 4.20 do Linux faz uma modificação no STIBP (Single Thread Indirect Branch Predictors), feita para prevenir que algum aplicativo malicioso possa tomar o controle dos branch predictors indiretos da máquina. Mas isso tras uma consequencia indesejada: o recurso de predileção desses processadores visa agilizar o processamento de tarefas comuns de forma antecipar determinadas ações comuns, o que agiliza o processamento. 

Com um STIBP mais restrito, mesmo que apesar de afetar apenas alguns processadores específicos (é preciso que a máquina utilize um processador Intel com microcódigo atualizado e a Hyper Threading da CPU habilitada), a perda de performance pode ser de até 30% em alguns processos. 

Mesmo com essa perda de performance, é recomendável utilizar a versão mais recente possível do kernel para que essa falha não seja explorada por pessoas mal-intencionadas.

 



Equipe ExacTI

Compartilhe: 

TAGS: Linux, kernel, Spectre, STIBP.

Comentários

 

© 2019 ExacTI Soluções em Tecnologia.
Todos os direitos reservados.
Tel.: +55 11 4115-5161
Versão completa (desktop)