15/08/2014 14:00 categoria: E-Commerce publicado por: Alessandra Christine
Atualmente existem mais de 23 mil lojas virtuais no Brasil, segundo a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (Abcomm), em 2012 o faturamento ultrapassou o montante de 24 bilhões e as vendas neste setor não param de crescer. O mercado está cheio de oportunidade para os pequenos empreendedores.
Apesar deste crescimento e facilidade, apenas 30% das lojas estão ativas, ou seja, lojas que investem em divulgação e efetuam ao menos 10 vendas por mês. Os 70% restante estão no ar, porém estão descuidadas, pois não investem e não vendem. Com menos de R$ 60,00 por mês é possível abrir uma loja virtual, mas para mantê-la em bom funcionamento e rendimento é imprescindível estar atento a alguns fatores que farão a diferença, como por exemplo, divulgação em mídias sociais na internet (Facebook, Twitter, Youtube, etc.).
Para continuar no mercado é necessário planejamento, lembrando que este comércio é feito com tecnologia e, principalmente por pessoas, escolher a empresa certa para fornecer esta tecnologia irá influenciar totalmente no diferencial de uma loja virtual, tornando-a forte e respeitável.
Aqui, daremos destaque a alguns itens que influenciam as vendas em um e-commerce:
- Comunicação Visual: É necessário garantir um conteúdo de qualidade em sua loja, isto relaciona-se a escolha do Layout da sua loja, a qualidade da imagem do produto e, principalmente de cada palavra utilizada para descrever os produtos, estas descrições devem ser mais completas possível. E imagens, muitas imagens dos produtos, se possível até vídeos para complementar as informações. Geralmente as fabricantes disponibilizam vídeos de seus produtos em seus sites para divulgar o mesmo. Reviews e vídeos demonstrativos bem elaborados encontrados no Youtube também podem ser um grandes aliados na geração de conteúdo.
- E-mail Marketing e Promoções: É necessário ter uma boa estratégia de campanha para a obter sucesso em sua publicidade via e-mail, tente, mensalmente enviar e-mails com promoções, descontos, concursos, enfim, conteúdos que mantenham o interesse de seu cliente. Mesmo que sua cartela de clientes seja pequena, vale a pena investir, pois a fidelização é que fará a diferença. Junte a isto, novidades em seu site ou loja, incluir produtos novos, instiga o cliente ler e se atualizar em relação aos produtos. Não envie e-mail marketing para pessoas que não querem receber, ou seja, pessoas que não se cadastraram voluntariamente, isso compromete drasticamente a imagem não somente de sua loja virtual, mas de sua loja e marca num aspecto geral.
- SEO: Esta sigla é uma abreviação de Search Engine Optimization, que significa otimização para motores de busca ou otimização para mecanismos de pesquisa. Isto nada mais é que um conjunto de estratégias que tem como o objetivo de potencializar e aprimorar o posicionamento da e-loja nas páginas dos sites de busca. Este é um item bem importante, pois a maioria dos consumidores entram em uma loja virtual a partir de pesquisa feita em sites de busca, portanto, se a e-loja estiver na primeira página, a chance de visita aumenta.
- Marketing Social: Segundo uma pesquisa realizada pelo site japonês Rakuten, uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo, em 2012, 63% dos brasileiros encomendam produtos a partir de redes sociais, gastando em média US$ 657 por pessoa. Tudo isto se dá ao fato de que estes sites são locais propícios à captação de novos clientes, além de ser um canal para o fortalecimento de um nome ou produto entre os consumidores, pois em redes sociais, blogs, portais, etc. a relação empresa e cliente é inexistente, pois se estabelece um grau de relacionamento em que o cliente deixa de ser um número para se tornar um amigo virtual.
- Evolução de Vendas: É preciso estar atento, fazer relatórios mensais para acompanhar o andamento de suas vendas é essencial para antecipar possíveis problemas do mercado. Utilizar um formulário como o ROI (retorno do investimento), auxilia o empreendedor a analisar a relação entre a quantidade de dinheiro ganho (ou perdido) como resultado de seu investimento e a quantidade de dinheiro investido. Elaborar relatórios de receitas e custos e relatório logístico (estoque e prazo de entrega), também é uma ação preventiva, que garante uma base sólida para seu negócio.
Também é importante estar sempre atento às novas estratégias do mercado, estar preparado e antecipar qualquer variação, e, manter-se atualizado e com novos mecanismos para atrair os clientes e aprimorar sua loja.
Abaixo link de um PDF feito pela ABEMD explicando o ROI.
http://www.abemd.org.br/interno/apresentacao_comite_ROI.pdf
Estas pequenas dicas podem dar um novo aspecto a loja, pois ela é o cartão de visitas do consumidor, aprimora-la é imprescindível, dar uma boa perspectiva melhora a imagem da e-loja, além de aumentar o seu potencial de vendas.
Uma plataforma que contenha todos os aspectos suficientes deve permitir toda a pratica das dicas acima citadas de forma fácil e ágil, além de contar com servidores confiáveis para que seu cliente não se depare com mensagens de “fora do ar”.
Por isso a e-Loja da ExacTI se destaca dos concorrentes, além de possuir características completas que a fazem uma boa plataforma também funciona em servidores estáveis e seguros, garantindo em contrato funcionalidade de 99% de tempo de serviço e com boa navegabilidade, além de possibilitar personalizações que outras plataformas não permitiriam. Veja mais acessando http://www.exacti.com.br/e-loja_loja_virtual.
Equipe ExacTI