Autenticidade do site da ExacTI e SSL
Visando sempre a segurana de nossos clientes, a ExacTI inseriu em seu site criptografia SSL/TLS de 2048 bits

01/02/2013 19:40
    categoria: Segurana Digital    publicado por: Bruno Oliveira Notario

Segurança é ultimamente um dos maiores problemas da internet. São muitos os casos de "aproveitadores" que buscam ludibriar outras pessoas em busca de obter vantagens ou riquezas.
Baseado nisso a ExacTI inseriu em seu site principal criptografia pelo protocolo https que codifica a troca de informações entre seu computador e nossos servidores, evitando assim "interceptações" de informações. Também ajuda a confirmar a autenticidade do site, garantindo que realmente encontra-se no site da ExacTI e não trata-se de um phishing (ato que consiste em um fraudador se fazendo passar por uma pessoa ou empresa confiável).
Este sistema de criptografia é o mesmo usado em outros serviços, como internet banking, alguns provedores de e-mails gratuitos como Hotmail por exemplo, redes sociais como Twitter e Facebook, entre outros.
Mas como detectar que esta numa conexão segura e criptografada?
​A maioria dos navegadores irá mostrar uma espécie de cadeado perto da URL (endereço) do site e geralmente clicando nele irá mostrar o certificado digital do site, como mostrado nos exemplos abaixo.

Google Chrome 24
No Google Chrome 24

HTTPS SSL Internet Explorer 9
No Microsoft Windows Internet Explorer 9

HTTPS SSL Mozilla Firefox 18
No Mozilla Firefox 18

HTTPS SSL Opera 12
No Opera 12

HTTPS SSL Apple Safari 5 para Windows
No Apple Safari 5 para Windows

HTTPS SSL Apple Safari 5 para Mac OS X
No Apple Safari 5 para Mac OS X

Ao visualizar um boleto ou outra informação em nosso site, verifique se realmente esta em nosso domínio ou em uma conexão segura.
SSL HTTPS ExacTI Boleto

As dicas acima não valem apenas para o site da ExacTI, mas para outros serviços de informações e dados privados como bancos, redes sociais, conteúdos que exijam logon e dados pessoais, etc.
HTTPS SSL Facebook HTTPS SSL Ita
HTTPS SSL Banco do Brasil 
HTTPS SSL Twitter HTTPS SSL Youtube

Mas o que é HTTPS, SSL e criptografia?

Criptografia
Criptografia (Do Grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita") é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da "chave secreta"), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado.

TLS/SSL
O Transport Layer Security - TLS (em português: Segurança da Camada de Transporte) e o seu predecessor, Secure Sockets Layer - SSL (em português: Protocolo de Camada de Sockets Segura), são protocolos criptográficos que conferem segurança de comunicação na Internet para serviços como email (SMTP), navegação por páginas (HTTP) e outros tipos de transferência de dados.

HTTPS
HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure ), é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais.

Para que serve o HTTPS?

​Para evitar interceptações de dados. Uma conexão comum em HTTP ocorre da seguinte maneira

SEU COMPUTADOR <-----------------> SERVIDOR WEB
                                        informações trafegando na rede

Imagine que você digite sua senha, que por acaso é ABC123, suas informações irão ser transportadas com o HTTP de forma plain/text, ou seja, normalmente, assim como digitada:
SEU COMPUTADOR senha ABC123 <---SENHA: ABC123---> SERVIDOR WEB recebe senha ABC123

Se alguém interceptar esta conexão entre seu computador e o servidor, verá sua senha, assim com alguem escutaria sua conversa telefônica numa escuta.

​SEU COMPUTADOR senha ABC123 <-|--SENHA: ABC123---> SERVIDOR WEB recebe senha ABC123
                              |
                              |______ INTERCEPTADOR vendo sua senha ABC123


Numa conexão HTTPS as informações seriam criptografadas a modo que só o servidor de destino consegueria entender corretamente as informações:

​SEU COMPUTADOR                                SERVIDOR WEB
senha ABC123 > <-----|----hv74w9492nf02-----> recebe hv74w9492nf02
Criptografada para   |                        e descriptografa para senha ABC123
hv74w9492nf02        |
                    
|______ INTERCEPTADOR vê hv74w9492nf02​
                             sem saber do que trata a informação

                 
Claro que esta foi apenas uma explicação básica com o foco a usuário leigos em segurança digital. Isto serve apenas para demonstrar o motivo do uso do HTTPS nos sites com troca de dados.



Equipe ExacTI

Compartilhe: 

TAGS: SSL, HTTPS, Criptografia, Conexo Segura, ExacTI SSL, Internet Banking, Boleto .

Comentários

 

© 2019 ExacTI Soluções em Tecnologia.
Todos os direitos reservados.
Tel.: +55 11 4115-5161
Versão completa (desktop)