28/10/2011 17:33 categoria: Software publicado por: Bruno Oliveira Notario
A ExacTI deu inicio hoje (28/10/11) a seu projeto de programação para plataformas 64 bits.
Para explicar melhor, 64 bits é o termo usado para designar dispositivos (geralmente processadores e sistemas operacionais) que trabalham com um conjunto de 64 bits por vez. Um bit é a menor 'quantidade' de dados da informática, podendo ser 0 ou 1.
Processadores modernos de 64 bits são capazes de processar 64 bits por vez, melhorando significativamente seu desempenho. Os processadores mais utilizados atualmente em computadores são de 32 bits. Para utilizar as instruções de processamento de 64 bits é necessário ter um sistema operacional de 64 bits instalado em seu computador. Muitos sistemas operacionais são distribuidos atualmente em duas versões: 32 bits e 64 bits. Por exemplo, o Windows 7 possui as duas versões. A vantagem da plataforma de 64 bits é que ela pode muitas vezes ler e rodar programas escritos em 32 bits, o que chamamos de x86-64, o que torna a transição mais tranquila. Para manter a compatibilidade com programas de 32 bits, que são os mais usados atualmente,foi criada a extensão "x86-64" fazendo com que os processadores de 64 bits normalmente simulam o processamento de 32 bits a menos que estejam rodando programas especificamente construídos para funcionar em 64 bits.
Os programas escritos para x64 (64 bits) são mais estáveis e seguros, tornando assim a aplicação mas eficiente para os usuários.
Um dos primeiros softwares da ExacTI a ganharem uma versão para 64 bits será o kernel (núcleo) de nosso próprio sistema operacional. Este projeto não possui ainda uma data de conclusão estipulada.
Equipe ExacTI